A publisher Dramatic Create divulgou mais informações sobre Hana Awase New Moon através da sua página oficial. Assim como o lançamento original no PC, a edição de Nintendo Switch do otome game será dividida nas quatro edições (Mizuchi, Himetsugi, Karakurenai/Utsutsu e Iroha), mas elas devem chegar simultaneamente ao console da Nintendo em data ainda não revelada. Além disso, foram adicionadas as páginas Introdução, História, Personagem, Galeria e Produto, explicando mais a fundo o jogo.
Além da inédita tradução para o inglês, a Dramatic Create destaca que a nova edição inclui uma nova versão do sistema de hanafuda da série. Esse elemento de gameplay foi renovado para ser mais fácil de jogar e ter um funcionamento padronizado nos quatro volumes. Além disso, novas histórias curtas foram adicionadas ao conteúdo do jogo, incluindo uma totalmente original e uma adaptação da série de drama CD Karakuri em formato novel.
Confira o trailer original do jogo:
A história é descrita da seguinte forma para os três primeiros volumes:
“Kasen,” um jogo de cartas jogado com cartas de Hanafuda.
Só aqueles com certas habilidades, “Kaei”, podem dominar o poder único das flores.
Eles são predominantemente homens, e os cinco indivíduos mais poderosos da academia são reverenciados como “Gokou”.
Este jogo se desenvolve no estágio da Academia Nacional Kasen, onde indivíduos peculiarmente talentosos são produzidos.Esta é a história dos Gokou, e das sacerdotisas dedicadas a eles.
Já o quarto volume, Iroha, é descrito assim:
Uma garota chamada “Hinata” e um garoto chamado “Nino” aparecem diante de Mikoto.
Iroha e Mikoto, que nunca devem se aproximar e se tocar diretamente, veem os seus destinos começarem a se mover.
A lua cheia precisa de mais de mil mas menos de dez mil milagres para a sua reunião.Porém, quando eles se juntarem, esses milagres se tornarão um, e a vida (Mikoto) nascerá—
As lindas capas das 4 edições foram reveladas, e, como é de se imaginar, cada edição trata a rota do (ou “dos”, no caso do terceiro jogo) interesse amoroso em questão com maior profundidade.

Em termos dos personagens, temos as descrições dos principais, secundários e da protagonista (Mikoto) na página também.
Mikoto (o primeiro nome dela pode ser alterado) é uma garota cujos hobbies são cozinhar, costurar e jogos de cartas. Após um acidente, ela acaba sendo transferida para a Kasen. Apesar de não ser muito habilidosa, ela é do tipo que mergulha fundo nos seus interesses, então o mundo do jogo “Hana Awase” a fascina. No volume Karakurenai/Utsutsu, é possível ver a jovem com seu uniforme do Colégio Kaibyaku, de onde é transferida para a Kasen.
Já no volume Iroha, ela é uma jovem comum da cidade de Kure na terra dos imortais (Tokoyo). Nessa versão, Mikoto gostava muito de jogar Hana Utsushi com seus amigos e sonhava em fazer parte da Kasen, mas sua mãe não quis e a garota acabou desistindo da ideia. Porém, após o imperador se apaixonar por ela, Mikoto tem a chance de ser transferida da Kaibyaku para a Kasen e recebe a ordem de se tornar parceira de Iroha.

Iroha é o mais forte Kaei da escola e seu dublador é Terashima Takuma. Como um dos Gokou escolhidos, ele é bastante admirado. Apesar de não demonstrar muito claramente as suas emoções, ele conquista todos que o conhecem. Já no seu próprio volume, ele vive no Mundo dos Imortais trabalhando para o imperador Momotose, que considera ser um soberano absoluto.

Já Mizuchi (CV: Fukuyama Jun) é um estudante do segundo ano da Kasen, não tolera atitudes sem sentido e não é muito flexível. Embora devote-se totalmente para aqueles que ama, o rapaz age com grande crueldade contra traidores. No capítulo Karakurenai/Utsutsu, ele é transferido temporariamente para o Colégio Kaibyaku.

Karakurenai (CV: Hino Satoshi) é um estudante do terceiro ano da Kasen. Ele tem uma atitude bem violenta, age com excesso de confiança, é egocêntrico e gosta de provocar as pessoas. Além disso tudo, ele é bem possessivo.

Himeutsugi (CV: Tachibana Shinnosuke) é um estudante do segundo ano da Kasen que é bem sociável e se dá bem com todo mundo, independente de gênero. Ele tem uma tendência a dar mais valor aos outros do que a si mesmo. No capítulo Karakurenai/Utsutsu, ele é estudante da Kaibyaku e faz parte do clube de tênis, sendo conhecido como o Príncipe de Kaibyaku.

Utsutsu (CV: Sugiyama Noriaki) é um aluno do terceiro ano da Kasen que desapareceu pouco depois de ser escolhido como um Kaei. O personagem não aparece nos dois primeiros jogos e parece ser obcecado com Mikoto no capítulo Karakurenai/Utsutsu. Poucas pessoas sabem sobre ele, mas no capítulo Iroha, ele é chamado também por outro nome.
Entre os personagens secundários, temos: Momotose (CV: Mizushima Daichuu), a Minamo mais habilidosa e parceira do Iroha; os conselheiros gêmeos que presidem a Kasen, Kintokihana e Awahana (CV de ambas: Toyonaga Toshiyuki); o professor Onosadakurou (CV: Kuroda Takaya) da Kasen que está sempre procrastinando; o calouro Ime (CV: Sugiyama Noriaki) que está sempre falhando em Kasen, mas é bem amigável; o misterioso Nino (CV: Miyashita Eiji) que age como um lobo solitário e quer proteger Mikoto a todo custo sem medo de matar os outros se for preciso; e Hinata (CV: Yuki Aoi), uma estudante transferida para Kaibyaku que também é misteriosa igual Nino mas bem amigável.
Hana Awase é um otome game da WoGa, um branch da Tennenouji formado pela escritora Gekka e pela ilustradora Yura. A Dramatic Create descreve o jogo como “uma história de amor proibido entre flores e água com um tema de hanafuda”. Os termos “flor” e “água” são parte da mitologia do jogo, sendo o primeiro referente ao grupo de rapazes que dependem do segundo (sacerdotisas, geralmente mulheres) para desabrocharem. Para entender melhor os detalhes, dê uma olhada no Conheça Hana Awase que a Phii fez lá em 2015.
Confira também algumas ilustrações dos jogos:





Hana Awase New Moon será lançado mundialmente em 2023 para Nintendo Switch, mas uma data mais específica ainda não foi revelada. Nós aqui do Otomices estamos morrendo de ansiedade na expectativa desse lançamento!