Review – Norn9: Var Commons (Análise sem spoilers)

Em 2015, Norn9 chegou ao Ocidente com uma tradução precária e foi alvo de muitas críticas. 8 anos depois, o jogo foi relançado para Nintendo Switch, com uma tradução nova, gráficos aperfeiçoados e sistema remasterizado para dar uma nova experiência aos fãs da franquia. Será que desta vez a jogatina foi satisfatória? Vem com a gente ler esta análise!

Se você quer saber mais a respeito da sinopse e personagens, confira primeiro nosso post Norn9: Var Commons – História, guia de rotas, personagens e franquia para se ambientar melhor. Esta análise tomará como base que você tenha ciência dos detalhes apresentados no post mencionado.

Avisos:

  • Este post contém apenas spoilers leves! As rotas e personagens serão comentados de uma maneira que evite spoilers. As CGs utilizadas são as mesmas usadas no site oficial e/ou na abertura.

  • Este texto contém opiniões pessoais e não reflete necessariamente a visão de todas as integrantes do Otomices

Guia e acesso rápido aos tópicos:

Ficha Técnica

Norn9: Var Commons
Título Original: NORN9 ~ノルン+ノネット~
Tipo:
Otome Game
Plataforma: Nintendo Switch
Data de Lançamento original: 30/05/2013
Data de Lançamento em inglês: 30/03/2023
Desenvolvedora: Otomate / Regista
Publicadoras: Idea Factory Co., Ltd (JP) / Littlesugar (JP) / Aksys Games (EN)
Roteiristas: Ushio Ayane & Meguri Hinako
Character designer e artista: Teita
Artista encarregado pelos chibis: Satoi
Diretor: Ushio Ayane
Classificação etária: Teen (13+)
Site Oficial (JP) | Site Oficial (EN) | Opening | Post conheça com guia de rotas 

Sorata é um menino prodígio de 12 anos que estava numa excursão com seu colégio quando desmaia e descobre que acordou no passado, especificamente, na era Taisho. Perdido e sem entender o que está acontecendo, ele conhece uma garota prestativa e misteriosa que decide levá-lo a um navio chamado Norn. Ao chegar no navio, ele descobre que aquele não era um navio comum, mas sim uma aeronave redonda que usa tecnologias desconhecidas até para o própria Sorata, que veio do futuro.

Embarcando na nave, Sorata conhece seus tripulantes, 3 mulheres e 9 homens, todos com poderes especiais e obedecendo ordens de uma organização conhecida como The World (O Mundo). Enquanto Sorata ainda não entende todo o contexto daquela era Taisho com diferenças muito peculiares em relação ao esperado, Norn é atacado e a vida de todos esses jovens mudam drasticamente.

Convencidos que existe um traidor entre eles, a tripulação decide dividir o grupo em duplas para evitar mais desastres no futuro. Mas qual seria o objetivo desses jovens, assim como da própria organização e do traidor? Em um emaranhado de mistérios, podemos acompanhar de perto o destino das três jovens mulheres, protagonistas dessa história pra lá de diferente.

Personagens

Nanami, Koharu e Mikoto (Protagonistas)

Enquanto o prólogo é visto pelo ponto de vista do Sorata, no momento que as duplas são decididas, você decide qual protagonista você quer acompanhar, tendo três rapazes disponíveis como rota para cada uma. Koharu, Mikoto e Nanami são completamente diferentes uma das outras. Apesar disso, elas possuem uma boa química e suas interações são gostosas de serem lidas. Internamente, cada uma carrega um tipo diferente de trauma que é trabalhado em cada rota.

Enquanto você pode preferir uma das protagonistas a outra, a opinião geral é que as três são gostáveis, cada uma tendo seus charmes e encantos. Eu, particularmente, gosto muito da Nanami, com a Mikoto um pouco atrás. Mesmo assim, ainda considero a Koharu um anjinho que precisa ser protegido daqueles que só procuram nela a oportunidade de explorá-la.

Além da peculiaridade de possuir inúmeras protagonistas, Norn9 possui mais um diferencial! Todas as garotas são dubladas, e com um baita time de peso! Koharu é dublada pela Fujimura Ayumi, enquanto a Mikoto é dublada pela Takagaki Ayahi e a Nanami pela Seto Asami. Todas as dubladoras entregam com maestria uma performance digna de nota, dando mais profundidade para cada uma das garotas.

Yuiga Kakeru (CV: Kaji Yuuki)

Kakeru é um rapaz de 18 anos, com o poder de controlar a vida das plantas. À primeira vista, é extrovertido e simpático, mas é fácil perceber que a gentileza dele é tão superficial quanto um lago. Ele é um dos pretendentes da Koharu, e seu relacionamento com ela é considerado o canon do jogo.

Eu não gosto de personagens manipuladores que fingem serem bonzinhos. O cinismo dos personagens tem que ser bem equilibrado, o que, na minha opinião, não foi bem feito no Kakeru. Considerei sua rota chata, e como padrão, as rotas chatas geralmente são as primeiras a serem sugeridas nos guias. É o personagem que menos gosto da franquia.

Otomaru Heishi (CV: Yoshino Hiroyuki)

Heishi é um jovem de 19 anos e seu poder especial é a telepatia. Quando fica muito animado, seus pensamentos acabam escapando e todos na aeronave acabam escutando os conflitos internos que o rapaz guarda dentro de si. É pretendente da Nanami.

É outra rota que acho chata, porque o Heishi é o tipo de personagem que não consigo ver como interesse romântico e sim como um grande amigo das meninas. Além disso, ele parece ser ligado no 220, o que dá um grande contraste com a personalidade da Nanami, que é uma garota quieta e calma. Não achei que a química entre os dois funcionou direito. Fora de sua rota, é um personagem super divertido que sempre levanta o ânimo do pessoal da nave.

Ichinose Senri (CV: Shimono Hiro)

Senri é um dos mais novos da nave, com apenas 16 anos. Super pessimista, ele prefere se isolar e não se envolver com os outros jovens. Tem, principalmente, um grande desgosto pelo Kakeru, que gosta de pegar bastante no pé do garoto. O seu poder é um mistério e só é descoberto durante a leitura de sua rota. É pretendente da Koharu.

Senri é um fofo e suas interações com a Koharu são uma graça! A rota tem um bom ritmo de leitura e seu desfecho te deixa com o coração quentinho. Faço parte do squad de proteção do Senri, sem dúvida alguma! Das rotas disponíveis para a Koharu, sua rota é a minha favorita. Não aparece muito nas outras rotas por sempre estar no seu quarto.

Nijo Sakuya (CV: Saiga Mitsuki)

Sakuya possui 19 anos e é amigo de infância da Mikoto. Apesar da protagonista saber qual é o seu poder especial, nós, leitores, só descobrimos sua habilidade durante a leitura de sua rota. É super educado, a ponto de parecer um cavalheiro. Como esperado, é pretendente da Mikoto.

Para aquelas que gostam de personagens que beiram a ser yandere, Sakuya é o prato cheio que você pode desejar. O relacionamento dele com a Mikoto muda depois de certo acontecimento dentro da nave. Antes disso, nossa protagonista só focava em proteger seu melhor amigo a qualquer custo. Não me apeteceu muito, mas consigo reconhecer os charmes.

Kagami Itsuki (CV: Yusa Kouji)

Itsuki tem 23 anos e vive para paquerar qualquer ser do sexo femino que exista. É superficial e conta mentiras com frequência. Pelo seu jeito leviano de viver, acaba não tendo muita confiança pelos os outros membros do navio. Gosta de provocar principalmente a Mikoto, sendo pretendente dela.

Os personagens de Norn9 tem muito de aparentar serem algo e, em suas respectivas rotas, mostrarem suas verdadeiras cores. O Itsuki é mais um que faz parte desse time. O rapaz guarda dentro de si uma grande insegurança e um carinho enorme pelo pessoal da nave. É o mais belo caso de que não devemos julgar um livro pela capa. Ele, o Heishi e a Nanami são muito amigos, sendo vistos juntos com frequência. Sua rota é bem redonda e dá satisfação lê-la.

Toya Masamune (CV: Satou Takuya)

Masamune é o segundo personagem mais velho no jogo, tendo 24 anos. Mesmo assim, é considerado como o mais velho dentro da nave por agir feito um irmão mais velho. É atencioso e inteligente. Seu poder se manifesta pela palma de sua mão e consequentemente ele sempre utiliza uma luva nela, para evitar usar a sua habilidade. É pretendente da Koharu.

A rota dele é bloqueada e para acessá-la você deve fazer ou a rota do Kakeru ou a rota do Senri antes. Mesmo assim, não considero ela como a rota-chave, principal para a história do jogo. Criei muitas expectativas por ser apresentado como um personagem mais importante, mas acabei ficando decepcionada. Foi uma rota morna, meio esquecível em minha opinião.

Shukuri Akito (CV: Sugiyama Noriaki)

Akito tem 18 anos e é extremamente mal-humorado. Vive se bicando com vários personagens, principalmente com a Nanami, que ele já conhecia antes mesmo de se juntar a nave. Apesar disso, é considerado o cozinheiro da nave, pois além de fazer pratos gostosos, também gosta dessa tarefa. Obviamente, é pretendente da Nanami.

Sente um grande desgosto quando a Nanami o escolhe como parceiro de dupla, mas aceita a decisão de qualquer forma. À medida que sua rota prossegue, muitos desentendimentos e mal-entendidos são resolvidos e começa a se abrir mais com a jovem. Seu relacionamento com a Nanami é considerado canon e, de fato, eu achei que sua rota foi a melhor entre as três disponíveis para ela.

Muroboshi Ron (CV: Sugita Tomokazu)

Ron é o rapaz mais velho da nave, com 25 anos. Contudo, por ter uma personalidade completamente questionável, ninguém se sente à vontade de contar com ele para qualquer coisa. Sempre está de óculos escuros e nunca lembra do nome de ninguém. É pretendente da Nanami.

Sua rota é trancada e você só pode acessá-la após ler a rota do Heishi ou do Akito. Se eu pudesse definir o Ron com um meme, seria o do “Laudo médico: doido”. Mesmo assim, é um rapaz muito sensual e sua rota é perfeita para as leitoras horny on main. Teve um bom ritmo e adentra pontos que não foram tocados nas rotas anteriores. Eu curti a leitura.

Azuma Natsuhiko (CV: Ono Daisuke)

Por fim, a última rota disponível. Natsuhiko tem 22 anos e parece ser contra as diretrizes do The World. Sua rota é bloqueada e você só pode acessá-la depois de fazer a rota do Sakuya ou do Itsuki. Nela, a Mikoto decide que não precisa de dupla porque sua habilidade de criar barreiras mágicas é suficiente para que ela consiga se proteger por conta própria.

Depois de um certo acontecimento, o casal fica em constante contato. À medida que a rota prossegue, ambos vão relaxando na presença um do outro até que um relacionamento romântico floresce. A princípio, Natsuhiko parece ser frio, mas é bem gentil. É a rota canon da Mikoto e seu desenvolvimento agrada. Na verdade, as rotas disponíveis para a Mikoto são todas muito bem trabalhadas, deixando o leitor bem satisfeito com sua leitura.

História

O universo de Norn9 é muito interessante, ainda mais quando se descobre o contexto por trás da vida desses jovens. Apesar de ter muitas rotas, sua leitura não te deixa tão cansado. Se pode esperar uma média de 50 horas de leitura, contando com o conteúdo disponível nos extras.

Possui uma ordem recomendada (dentro do próprio jogo você recebe sugestões), só que eu não acho que ela faça muito diferença. É que tudo é bem parecido, com o inicio sendo a formação de duplas, depois certos acontecimentos durante os capítulos até a decisão final e seu desfecho. Após terminar todas as rotas, temos um epílogo disponibilizado, que volta a ter como protagonista o Sorata, o que pode deixar os mais desavisados bem emocionados. O final do jogo não responde todas as perguntas que o jogo causa no leitor, mas é concluído de uma forma agradável. Como possui fandisks, é possível que essas pontas soltas sejam resolvidas em suas continuações.

Arte

A arte de Norn9 é bonita pra caramba! Eu sou fã de carteirinha do trabalho da Teita, com seu método de pintura característico e personagens mais que charmosos. Sério, não existe um nesse jogo que possa ser chamado de feio. Temos aqui diversos sprites dos personagens com roupas diferentes, vários CGs e até os chibizinhos são uma graça (esses feitos pela Satoi).

Por boa parte do jogo, todo mundo usa a mesma roupa, que é o uniforme designado para os membros da nave. No fim de cada rota, conseguimos vê-los em roupas casuais e como elas refletem suas personalidades. Por questões de spoilers, decidimos não mostrar nessa review nada além da roupa padrão. Mas prometo que vocês as acharão charmosas!

Tudo foi remasterizado para o relançamento no Switch, ou seja, toda a arte do jogo está com uma qualidade e resolução bem bacana! Por se tratar de um jogo de época, boa parte do cenário é repleto de natureza, beirando à simplicidade com um toque curioso de tecnologia.

Os fundos parecem ter uma espécie de filtro meio capenga, vibe photoscape, mas como tudo é muito bonito, você acaba se acostumando com a cafonice. Acho que da composição artística, isso é a única coisa que tenho a reclamar de Norn9.

O jogo também possui animações interessantes, que dão mais imersividade nas habilidades de cada personagem quando usadas. O vídeo acima usado para demonstração se trata de um spoiler referente à rota do Akito, então só o assista caso não se importe em descobrir o poder do rapaz.

Música e Dublagem

A trilha sonora de Norn9 é perfeita, com 0 defeitos! Ela foi feita por Kevin Penkin, compositor que ganhou bastante notoriedade após trabalhar na adaptação de Made in Abyss. Kevin sabe passar emoções e sentimentos através de suas melodias assim como ninguém.

Além disso, a opening, ending e insert são cantadas por ninguém menos que Yanagi Nagi! A cantora também dubla uma personagem dentro do jogo, sendo seu primeiro e único trabalho como dubladora. Eu achei que ela atuou direitinho e até hoje desejo que ela volte a se aventurar nesse meio!

O cast de Norn9 é completamente constituído de nomes de pesos, sem exceção! Todos os personagens principais são dublados por profissionais mais que capazes para seu trabalho. Pra quem se importa muito com isso, pode ir sem medo ler o jogo porque, principalmente nesse ponto, eles acertaram muuuuito.

Sistema, Interface e Tradução

A interface de Norn9 é cheia de animações, que acompanham o ritmo empolgante da melodia tema. Em contraste, a ilustração da interface é do céu, que combina bem com a ideia deles estarem em uma aeronave, voando pelos céus a todo momento.

O jogo possui vários extras, divididos em várias categorias. Podemos ver os CGs na galeria, o vídeo de abertura e encerramento do jogo, um local para escutar a trilha sonora e até mini-games. Ainda na galeria, ao visualizar CGs específicos, é possível tocar na tela em certos pontos para escutar pensamentos e comentários não ditos anteriormente pelos personagens.

É essencial que você jogue o mini-game chamado “Norn9 Quest”. Cada vez que você o joga, você ganha pontinhos para gastar na “Norn9 Store”. Esse mini-game é super rápido e divertidinho. Você escolhe um personagem e vê que interações ele tem com 3 bonecos. Essas três interações podem te dar pontos ou removê-los, então escolha seu player com cautela! Dependendo da sua escolha e da sua sorte, pode ser que você só precise jogá-lo uma única vez para ter pontos o suficiente para gastar na store.

Outro mini-game que temos disponível é o “Norn+ Ensemble”. Durante sua jogatina, você libera Keywords. Essas keywords ficam disponíveis neste joguinho onde você pode criar diálogos entre todos os personagens do jogo, montando conversas curiosas e divertidas!

Após coletar pontos suficientes, você pode comprar diversos extras na “Norn9 Store”. Lá você libera short stories para cada personagem (cada side story tem um CG novo!), ilustrações pra lá de inusitadas, tirinhas super engraçadas e também libera a trilha sonora inteira do jogo!

Outra forma de conseguir pontos para a lojinha é assistindo o “Hiyoko Channel” durante as rotas. São cenas sem compromissos entre os capítulos das rotas que falam de coisas variadas, como o tipo sanguíneo de cada residente da aeronave. Depois de assistidas, você pode conferí-las novamente na aba disponível nos extras.

Durante a jogatina, ao fazer uma escolha, você terá um sinal visual na tela, mostrando se a escolha feita te favorece com algum rapaz ou não. Tudo isso te auxilia a chegar no happy ending de cada rota com mais facilidade. Além disso, algumas escolhas possuem tempo, então é preciso pensar rápido para fazer alguma decisão.

Para aquelas que não possuem paciência de pular todo o texto lido para chegar na próxima opção, Norn9 possui o comando de ir direto para a próxima escolha ou trecho não lido. O jogo também te dá a opção de pular certos cenários por serem muito similares entre si. Eu não recomendo o utilizar, porque você não adquire os CGs novos nessas interações e pode ficar com a sensação de ter algum buraco na história.

Durante o prólogo, você escolhe que protagonista você quer acompanhar. De acordo com as escolhas feitas como Sorata, o próprio jogo já te sugere uma das meninas, mas não é obrigatório! No final das contas, você decide a história de qual personagem prefere ler primeiro. Você também pode mudar o nome de cada garota, mas se deixar no nome padrão, será possível escutar os personagens as chamando pelo nome.

Para adentrar em alguma rota, você deve escolher quem deve ser seu par durante a rota comum. Como dito anteriormente, cada garota tem disponível para si 3 rotas, sendo que uma delas estará inicialmente trancada, podendo ser lida apenas depois de ter feito uma das outras duas rotas disponíveis. Tudo é bem detalhado e explicado quando aparece cada tela de seleção.

A tradução está infinitamente melhor! Muitos erros, memes e typos foram corrigidos nessa versão, para a alegria das fãs do jogo que sempre desejaram que Norn9 recebesse um patch como justiça pela lambança feita em 2015. Contudo, a tradução possui certos probleminhas cá e lá. Isso é mais um caso de falta de uma checagem final da qualidade do produto do que problema da tradução por si só. Mas são tão poucos, que honestamente falando, eles não chegam a incomodar.

Para aquelas que desejam ver comparações entre ambas as versões, juntamos vários prints de diversos diálogos para que possam ser analisados por vocês também, leitoras!

Biases

Mas é claro que o Itsuki seria meu favorito! Foi meu personagem favorito quando joguei Norn9 há anos atrás e nada mudou com esta releitura! A melancolia que o rapaz carrega enquanto esconde seus sentimentos atrás de uma máscara de galanteador é de conquistar qualquer um! Ainda mais quando, durante a leitura de sua rota, você percebe o quanto ele se importa com aqueles que ama e o medo que possui de perder seu vínculo com eles.

Itsuki é aquele tipo de rapaz que se sacrifica para deixar seus amados felizes, mesmo que isso signifique abandonar por completo a sua felicidade. A princípio parece ser egoísta, mas a verdade é que ele possui um coração enorme. Além disso, junta com essa gostosura em forma de boneco e a voz sensual, e pronto! Mistura perfeita para conquistar a Nico, haha.

Conclusão

Norn9 acerta bem demais em misturar a tradição e modernidade num único universo. Junto com sua arte cativante, melodias encantadoras e um cast vasto e carismático, não é de se estranhar que tenha sido um grande sucesso tanto no Oriente como aqui no Ocidente!

Esse port para Nintendo Switch foi uma escolha certeira por parte da Aksys, que devia às fãs da franquia uma correção pelo seus erros do lançamento para PS Vita em 2015. Agora, tendo uma leitura fluida e atualizada, Norn9 tem tudo para ser um dos títulos mais vendidos da empresa pela eShop. Se você não leu o jogo em seu primeiro lançamento, eu super recomendo que o faça nesta nova versão! E se fez, também recomendo a releitura. O trabalho novo ficou tão bom que vale super a pena!

Nota geral: 8.0

Thanks to Aksys Games for supporting our job! <3

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s