A publicadora Prototype anunciou no mês passado o lançamento de ChouDoku em inglês para Nintendo Switch. A revelação pegou a comunidade de surpresa, já que a empresa só havia adicionado tradução a Taisho x Alice em abril deste ano, algo que parecia ter sido um investimento bem esporádico.
ChouDoku é a abreviação mais corriqueira de Chou no Doku Hana no Kusari, um dos grandes clássicos do gênero dentro dos títulos originalmente criados para um público adulto (R18). Como usual de títulos com conteúdo erótico, porém, as versões de console seguem o formato all-ages, cortando as cenas de sexo, mas mantendo as conotações usualmente pesadas das tramas.
Sob o título Butterfly’s Poison; Blood Chains aqui no Ocidente, o otoge desenvolvido pela japonesa Aromarie deve ser lançado em inglês ainda em outubro de 2022 (!!!), mas uma data específica não foi revelada (Update: A data de lançamento será 27 de outubro de 2022). O otoge seguirá o mesmo modelo de TaiAli, contando tanto com um lançamento ocidental quanto com uma DLC para adicionar o inglês às edições digital e física japonesas que já estão disponíveis desde 2020 no Nintendo Switch.
ChouDoku conta a história de Yuriko Nomiya, uma jovem nobre que vivia uma vida confortável durante a Era Taisho. Porém, uma série de infortúnios no ano de 1918 fez com que tudo que ela dava como certo virasse de cabeça para baixo. De repente, ela vê a sua família à beira da ruína e um casamento indesejado com um ricaço como uma forma de salvá-la.
Se por um lado, Yuriko sempre viveu no luxo e protegida das intempéries da vida, por outro, ela é muito obstinada e vai fazer de tudo para entender o que está acontecendo com a sua família. Ela não é o tipo de pessoa que simplesmente aceita as situações e isso a levará a conhecer vários detalhes podres da sociedade da época em uma narrativa que é geralmente considerada bastante madura.

Outros seis personagens são destacados na página principal do jogo. Entre eles, o primeiro interesse romântico da protagonista é Shiba Junichi, cujo seiyuu é Katou Masayuki. Junichi é um novo rico e tem uma obsessão inesperada pela protagonista.

Por outro lado, o próprio irmão da protagonista, Nomiya Mizuhito também é uma figura central da história e conta com a sua própria rota. Com voz de Hirakawa Daisuke, ele é um artista libertino que gerencia a escola de arranjos florais da família. Apesar de tratar todas as mulheres que encontra como um passatempo, ele parece considerar Yuriko uma joia preciosa.

Majima Yoshiki (seiyuu: Kondou Takashi) é um servo da família Nomiya. Amigável e muito calmo, ele foi o primeiro amor de Yuriko, mesmo sendo apenas um serviçal da família. Vale destacar também que ele ama plantas, sendo jardinagem um dos seus afazeres prediletos.

Com voz de Yasumoto Hiroki, Fujita Hitoshi também trabalha para a família Nomiya, atuando como o mordomo desde quando a protagonista era uma criança pequena. Apesar de ser um homem bastante honesto, é difícil saber o que se passa em sua mente já que possui um rosto bem sério.

Outro rapaz importante é Ozaki Hideo, cujo seiyuu é Majima Junji. Como primeiro filho de um barão e subtenente do exército, ele é um rapaz muito sério e a sua habilidade é inquestionável. Apesar de ser um amigo de infância da protagonista, parece que ele a trata de forma fria.

Por fim, a página oficial do jogo também destaca Amami Kyoko (seiyuu: Katsuki Masako), que parece ser outra figura bastante relevante da história. Filha única de uma família rica que atua na venda de licor e casada com um homem quieto, ela está sempre em busca de novos prazeres.
Desenvolvido e publicado originalmente em 2011 no Japão para PC (Windows) em versão R18 e nos anos seguintes em versão R17 para PSP e Ps Vita, a história é escrita por Maruki Bunge, que também escreveu Koibito Yuugi e Tsuki no Hikari, Taiyou no Kage. Já as ilustrações ficam por conta de Amano Chigiri, que recentemente fez as ilustrações dos drama CDs Be My Buddy! além de mangás como Harakiri Lovers. Parte dos seus trabalhos podem ser conferidos em sua página pessoal.

Vale destacar que este não é o primeiro lançamento de ChouDoku no Ocidente. Uma versão mobile já contava com tradução, mas foi considerada de baixa qualidade pelo público devido a diversos fatores, entre eles vários problemas textuais e a retirada das vozes. Ainda não se sabe se a edição de Switch possui uma tradução nova ou é baseada nesse lançamento anterior, mas pelo menos as fãs dos seiyuus poderão aproveitar a experiência muito melhor neste novo lançamento.
Fica a expectativa para o lançamento desse otoge que é considerado um dos clássicos do gênero, assim como a possibilidade da Prototype continuar investindo nos lançamentos ocidentais de otome games. Afinal, a empresa também foi responsável pelo port japonês de Switch de títulos como Yoshiwara Higanbana, Sangoku Rensenki, Zettai Kaikyuu Gakuen e Gunka o Haita Neko.
Fontes: Site oficial, Vndb