Piofiore – História, personagens e franquia

Uma cidade italiana chamada Burlone é o palco de uma história que envolve três líderes mafiosos e nossa protagonista, Lili, uma garota que cresceu na Igreja. Como uma simples civil religiosa acaba no meio de uma trama recheada de ação, drama e enigmas a serem revelados? É o que você vai descobrir na franquia Piofiore!

Piofiore, originalmente lançado como Piofiore no Banshou em 2018, no Japão, pela Otomate para o PS Vita, recebeu port para Nintendo Switch e mobile, ganhando, em 2020, localização para o Ocidente através da Aksys Games. Piofiore: Fated Memories, como ficou conhecido por aqui, foi lançado exclusivamente para Nintendo Switch, e conta também com uma sequência, Piofire: Episodio 1926, seguindo a exclusividade do seu antecessor para o console da Nintendo.

Os dois jogos da franquia foram dirigidos por Takamura Asahi. O roteiro é feito pela Kazura Ringo. A arte e character design é por conta da RiRi. O cast principal é composto por Ishikawa Kaito, Kimura Ryouhei, Okamoto Nobuhiko, Toyonaga Toshiyuki e Morikubo Shoutarou.

HISTÓRIA

Existem inúmeros segredos desconhecidos naquela cidade.

O período sendo o início do século XX.
O cenário se passa logo após a Primeira Guerra Mundial, no sul da Itália, em uma cidade chamada “Burlone”.
A cidade é governada por três organizações mafiosas, conhecidas como “Máfia de Burlone”.
A protagonista, Liliana, teve uma vida pacífica em Burlone, porém a partir de um certo acontecimento, ela é levada por uma dessas organizações.

Por que estão a perseguindo? Por que ela está sendo procurada?

Repentinamente se tornando uma existência que possui a chave para todos esses segredos, Liliana fica envolvida em algo extraordinário.

PERSONAGENS

Liliana Adornato

“Apenas aja como normalmente. É impossível que alguém como eu, que vive como uma pessoa normal, seja envolvida em algo.

Idade: 21
Personalidade: Ingênua, religiosa, teimosa

Desde que se entende por gente, ela vive numa igreja.
A partir de um certo acontecimento, ela acaba se envolvendo com a máfia de Burlone. Ela não sabe nada sobre sua família ou de suas origens.

Dante Falzone
Seiyuu: Ishikawa Kaito

“Nós somos homens de honra, não temos nenhuma intenção em matar gente inocente.

Idade: 23 anos
Aniversário: 17 de Setembro
Altura: 1,78m
Personalidade: Valoriza a família, honroso, refinado, religioso

O chefe da família Falzone. Apesar da sua pouca idade, ele é o sucessor legítimo cujo teve uma “Educação Especial para o Escolhido” desde novo. Dois anos atrás seu pai morreu e ele se tornou chefe da família. É normalmente visto como uma pessoa fria, contudo, na realidade, se importa bastante por aqueles em quem ele confia e cuida bem deles.
Ele valoriza linhagem de sangue e tradições mais do que qualquer outra coisa.

Gilbert Redford
Seiyuu: Morikubo Shoutarou

“Isso é apenas um presente, desde que você aceite com um sorriso, tudo ficará bem.”

Idade: 26 anos
Aniversário: 26 de Julho
Altura: 1,82m
Personalidade: Amigável, relaxado, protetor, confiante

O chefe da família Visconti. Um chamativo ore-sama que é muito confiante, mas que possuí uma atitude amigável com todos a sua volta. Ele é contra a família Falzone, pois possui uma ideologia diferente da deles. Ele é um pensador inovador que não gosta de ser preso a tradições, ele ama a liberdade.

Yang
Seiyuu: Okamoto Nobuhiko

“Você já é uma presa que está sendo caçada, nada mais que uma isca que pode ser consumida a qualquer momento.”

Idade: 29 anos
Aniversário: 12 de Dezembro
Altura: 1,75m
Personalidade: Despreocupado, coração de gelo, temperamental

O líder da “Lao-Shu”, uma organização feita de pessoas chinesas.
Um homem misterioso que sempre veste um sorriso vago no rosto e é impossível de se ler.
Seu hobby é irritar as outras pessoas. Yang é um apelido e ninguém sabe seu nome verdadeiro. É uma pessoa temperamental, que vive apenas pelo o presente. Desde que o entretenha, ele não se importa pelo o sacrifício de ninguém.

Nicola Francesca
Seiyuu: Kimura Ryouhei

“Não é bom confiar tanto em mim, porque eu sou uma pessoa ruim. Em outras palavras, um criminoso.”

Idade: 28 anos
Aniversário: 28 de Junho
Altura: 1,77m
Personalidade: Amigável, brincalhão, fiel, experiente

O número 2 da família Falzone. Um homem gentil que parece ser bondoso e que não aparenta ser um mafioso. Ele é seu típico homem italiano que está acostumado a lidar com mulheres. Ele é primo do Dante. Mentir é tão fácil quanto respirar para ele.

Orlok
Seiyuu: Toyonaga Toshiyuki

“Peço desculpas por tomar medidas drásticas, mas isso tudo é para te proteger.”

Idade: 18 anos
Aniversário: 23 de Abril
Altura: 1,70m
Personalidade: Gentil, solitário, ingênuo, tímido, religioso

Um informante que lida com várias organizações. Ele não fala muito e ninguém conhece suas origens. Quando não está trabalhando, parece que ele não tem senso comum.

Henri Lambert
Seiyuu:
 Tachibana Shinnosuke

“Você nunca prestou atenção nos meus avisos… Você sempre foi assim, desde o dia que nos conhecemos.”

Idade: 33 anos
Aniversário: 18 de Janeiro
Altura: 1,80m
Personalidade: Cauteloso, gentil, observador, refinado

Um misterioso homem educado e refinado que Liliana conhece nos arredores da Igreja e que não vê com bons olhos a máfia de Burlone.

SISTEMA DO JOGO (PIOFIORE: FATED MEMORIES)

Em Piofiore, você começa todas as rotas a partir da rota comum, que se chama “La Storia” na tela inicial da jogatina. Quando uma escolha é feita, não dá pra saber se ela foi a certa ou não, pois o game não dá um feedback visual ou sonoro. A única pista que você recebe se está indo para o caminho certo em uma rota é analisar o quão coloridos estão os lírios em “Status”.

Algumas cenas extras que envolvem a perspectiva de outro personagem que não seja a protagonista aparecem no meio das rotas, em um box lateral que surge com o nome “Meanwhile Stories”. Assistir ou não algumas cenas afetam o desenrolar da rota.

É possível acessar as músicas, histórias extras, CGs e clipes a partir do Extra do menu principal. As opções são o padrão de sempre para a jogatina, sendo possível mutar vozes, aumentar a velocidade do texto, etc. Em Piofiore não há a função de pular para a próxima cena de escolha.

SISTEMA DE ROTAS (PIOFIORE: FATED MEMORIES)

Ao todo, o jogo possui 5 rotas e 1 rota final extra. Cada uma das cinco rotas principais possui o final verdadeiro, um final bom e alguns finais ruins.

Desde o início não é possível jogar qualquer rota, pois a maioria é bloqueada. A partir de suas escolhas na rota comum, você acaba caindo na rota de algum rapaz. À medida que as rotas forem sendo liberadas, mais opções de escolhas na rota comum são adicionadas para que você caia na rota desejada.

Abaixo, você confere os requisitos para liberar a rota que você almeja jogar:

  • Dante e Nicola: É possível jogar essas rotas desde o início do jogo.
  • Yang e Orlok: Liberados após você atingir o final verdadeiro ou bom de Dante ou Nicola.
  • Gilbert: Liberado após você atingir o final verdadeiro ou bom de Dante + Nicola + Yang + Orlok.
  • Finale (rota extra): Liberada após você atingir o melhor final de todos os rapazes.

As rotas são independentes entre si, mas informações reveladas em algumas rotas podem fazer você entender melhor o contexto de outras.

Após você atingir o melhor final, é liberada uma short story nos extras do jogo, geralmente contendo um momento romântico. Mas o otoge também oferece uma espécie de “epílogo” para cada rapaz, este epílogo podendo seguir o melhor final (Prologo 1926) ou o pior final (Storia Triste). Ou seja, ao finalizar os principais finais de uma rota (melhor, bom e pior), ainda dá pra jogar 2 epílogos e uma cena extra romântica.

Sobre a ordem certa de se jogar as rotas, o blog oficial da Otomate recomenda a ordem em destaque abaixo, para que você vá entendendo melhor a resolução dos mistérios de Piofiore. No entanto, uma vez que a rota do Gilbert e a Finale necessariamente são jogadas por último e a do Dante ou Nicola primeiro, você pode escolher a ordem que quiser.

Todavia, recomendamos que a rota do Orlok seja jogada após a rota do Dante, para que o desenrolar da história caminhe de forma cronológica até o clímax das revelações.

Nicola > Yang > Dante > Orlok > Gilbert > Finale

PIOFIORE: EPISODIO 1926 (SEQUÊNCIA)

Este otome de fato é uma sequência do jogo anterior, não se tratando de fandisk. Em Piofiore: Episodio 1926 existem vários cenários trabalhados, que são:

  • Episodio 1926 -BURLONE-: Sequências diretas dos finais verdadeiros de cada rapaz do jogo anterior;
  • Episodio 1926 -ALTERNATIVA-: Sequência direta da rota Finale do jogo anterior, na qual você pode escolher um dos rapazes principais para ter um final com ele ou pode chegar no final de Ano Novo;
  • Episodio 1926 -HENRI-: Rota romântica do Henri, que segue a rota Finale do jogo anterior.

Em termos de interface, a sequência bebe das mesmas características visuais do jogo antecessor, incluindo as funcionalidades durante as rotas e opções de jogatina. Porém, depois que você zera uma rota, é possível selecionar os capítulos que você quer rejogar dela a partir do menu principal.

Sistema de rotas

Essa sequência conta com várias rotas, que são distribuídas entre os episódios BURLONE e ALTERNATIVA. Todo o conteúdo destes dois episódios é liberado para jogar desde o começo. Cada episódio contém as seguintes rotas:

  • EPISODIO BURLONE:
    • Rota do Nicola (sequência do final verdadeiro do personagem no jogo anterior)
    • Rota do Dante (sequência do final verdadeiro do personagem no jogo anterior)
    • Rota do Orlok (sequência do final verdadeiro do personagem no jogo anterior)
    • Rota do Yang (sequência do final verdadeiro do personagem no jogo anterior)
    • Rota do Gilbert (sequência do final verdadeiro do personagem no jogo anterior)

  • EPISODIO ALTERNATIVA: Composta por uma rota, que se destrincha em vários finais:
    • Final com o Nicola (sequência da rota Finale do jogo anterior)
    • Final com o Dante (sequência da rota Finale do jogo anterior)
    • Final com o Orlok (sequência da rota Finale do jogo anterior)
    • Final com o Yang (sequência da rota Finale do jogo anterior)
    • Final com o Gilbert (sequência da rota Finale do jogo anterior)
    • Final de “Ano Novo” (sequência da rota Finale do jogo anterior)

Além destes dois episódios, existe a rota do Henri (EPISODIO Henri), que é desbloqueada após você atingir o final feliz de todos os rapazes no Episodio Burlone + pelo menos 1 final no Episodio Alternativa.

Em relação à ordem a ser jogada, é recomendado que você jogue primeiro as rotas do Episodio Burlone. uma vez que todas elas são independentes entre si, você pode jogar na ordem que quiser. Porém, recomendamos que deixe a rota do Dante por último, para que a surpresa seja maior.

Como o Episodio Alternativa segue a rota Finale do jogo anterior, recomendamos que você faça o mesmo, deixando esta rota para ser jogada após as rotas do Episodio Burlone.

O blog oficial dos desenvolvedores faz uma leve recomendação da ordem a ser jogada, que você confere abaixo. Mas lembramos de novo que, é apenas uma recomendação, não é necessário seguir à risca para entender os eventos da história como um todo.

Gilbert > Orlok > Nicola > Yang > Dante > Alternativa > Henri

GUIA DE ROTAS

Se você prefere fazer as escolhas a partir de um guia, tá faltando adquirir uma CG, ou quer ver todos os finais possíveis dos jogos de Piofiore, a Kitty Chlo do Otome Kitten organizou tudo direitinho. Nos links abaixo você terá acesso aos guias de todas as rotas dos dois jogos.

Piofiore: Fated Memories

Nicola Walkthrough
Yang Walkthrough
Dante Walkthrough
Orlok Walkthrough
Gilbert Walkthrough
Finale Walkthrough

Piofiore: Episodio 1926

Gilbert Walkthrough
Orlok Walkthrough
Nicola Walkthrough
Yang Walkthrough
Dante Walkthrough
Alternativa Walkthrough
Henri Walkthrough

ONDE COMPRAR

Se você deseja a versão física de Piofiore: Fated Memories, dá pra encontrar na Amazon e Playasia. A versão digital pode ser adquirida a partir da eShop americana.

Se você deseja a versão física de Piofiore: Episodio 1926, dá pra encontrar na Amazon e Playasia. A versão digital pode ser adquirida a partir da eShop brasileira.

COMENTÁRIOS

Para quem curte uma história com ação, mafiosos italianos se envolvendo romanticamente com uma mera civil, com aquele jeito nipônico de se contar história, pode adicionar a franquia de Piofiore no seu radar! Com personagens diversificados e mistérios a serem resolvidos no meio de uma cidade com ares italianos, Piofiore cumpre bem o seu papel de contar a história de uma garota que fatidicamente acaba se envolvendo com um homem da máfia, trazendo consigo todo o perigo e uma vida agitada que ela nunca sonhou ter.

Fontes: Site oficial em inglês, Vndb I e I, Otomeclub I e II, Otome Kitten

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s