Amnesia – História, personagens e franquia

Uma das séries que mais ganhou jogos e fama da Otomate, Amnesia conta a história de uma garota em busca de suas memórias. O jogo se aproveita da ideia de linhas do tempo alternativas e cria mundos paralelos, onde, apesar de ter os mesmos personagens, nem tudo é da mesma maneira. Venha conhecer essa fantástica série!

AMNESIA (アムネシア) é um franquia criada pela Otomate, originalmente feita para o PSP, tendo seu primeiro jogo lançado em 18 de agosto de 2011.  Desde então, o otoge ganhou versões para celular, PS Vita, PC e Nintendo Switch. A versão para PS Vita ganhou funcionalidades e conteúdos extras, que foram portados para a versão Switch.

Todos os jogos da franquia foram dirigidos por Yamaguchi Mikiharu. Os roteiros são escritos por várias pessoas, sendo a principal, Kamura Nazuna. A arte e character design é por conta de Hanamura Mai e chibis por Natsume Uta. O cast principal é composto por Kakihara Tetsuya, Taniyama Kishou, Ishida Akira, Hino Satoshi e Miyata Kouki.

HISTÓRIA

Uma história que se passa em um mundo fictício….

Era primeiro de agosto.
Naquela manhã, quando a heroína acordou, ela não conseguia se lembrar de nada antes do dia primeiro de agosto…. Todas as memórias, desde o tipo de vida que ela levava e as relações que ela tinha com as pessoas estavam vazias para ela….

Um jovem garoto chamado Orion apareceu na frente dela, dizendo que era um “espírito”. Sendo guiada pelo Orion, a heroína começou a lutar para pegar suas memórias de volta.
Ela procurava dentro de seu apartamento por pistas de sua rotina, quando recebeu uma mensagem em seu celular…

O que estava na tela era um nome que desconhecia.

Agora, ela tinha recebido um pedido para encontrá-lo, um namorado cujos rosto e nome eram desconhecidos para ela.
Em uma posição em que ela não sabe em quem deve confiar, a heroína terá que se mover de uma maneira em que sua perda de memória não seja descoberta pelo seu namorado. Por causa disso, a história se enrola de maneiras complexas.

Sem memórias “dele”, a heroína escreverá uma nova história de amor, começando hoje…….

PERSONAGENS

HEROÍNA
(Não tem nome definido)

Idade: 19
Personalidade: Gentil, quieta

Assim que ela investiga seu próprio quarto e as pessoas relacionadas a ela, descobre diversas informações sobre si mesma, como a sua vida como estudante ou como ela trabalha meio período. Entretanto…

SHIN
Rude Anti-Social <Copas>
Seiyuu: Kakihara Tetsuya

“Você está sempre se colocando em risco. Eu vou te proteger, então fique perto de mim.

Idade: 18 anos
Aniversário: 30 de Novembro
Horóscopo: Sagitário
Tipo sanguíneo: A
Altura: 1,79 m
Personalidade: Antisocial, misterioso, inteligente, tsundere

Um jovem que dá um beijo repentinamente na heroína quando ela acorda, no hospital. Aparentemente, ele é o namorado dela e amigo de infância. Por ter sido preciso se distanciar das outras pessoas devido ao seu pai ter cometido um homicídio, Shin é extremamente frio para alguém da sua idade. É raro ele se emocionar com algo, mas demonstra um grande afeto por aqueles que são próximos a ele.

KENT
Calmo Lógico <Paus>
Seiyuu: Ishida Akira

Aparentemente, eu estou abrigando sentimentos que são parecidos com o que as pessoas chamam de ‘sentimentos românticos’.

Idade: 25 anos
Aniversário: 23 de Setembro
Horóscopo: Libra
Tipo sanguíneo: B
Altura: 1,90 m
Personalidade: Antisocial, pragmático, língua afiada, teimoso

O namorado um tanto brusco da heroína; um estudante de matemática que sempre analisa demais as coisas. Ele tem uma tendência de se divertir com fenômenos que não podem ser explicados com lógica. As pessoas e seus sentimentos são observados por ele. Para Kent, até mesmo o amor é algo que precisa ser explicado com lógica.

IKKI
Sedutor Fascinante <Espadas>
Seiyuu: Kishou Taniyama

Bem, como eu deveria te cativar?”

Idade: 22 anos
Aniversário: 01 de Junho
Horóscopo: Gêmeos
Tipo sanguíneo: AB
Altura: 1,82 m
Personalidade: Confiante, possessivo, playboy

Um jovem com uma popularidade igual a de uma celebridade, que também é o namorado da heroína. Ikki tem uma condição única que faz as mulheres se apaixonarem por ele no momento em que olham nos olhos dele. Tendo desistido de conseguir formar um relacionamento amoroso de verdade, ele vive como um estudante universitário que sai com várias garotas. Seu interesse na heroína é, em grande parte, devido ao fato de seus “olhos” não funcionarem nela.

TOMA
Afeituoso Intenso <Ouros>
Seiyuu: Hino Satoshi

Se alguma coisa assustadora acontecer, me chame. Eu vou te proteger.

Idade: 20 anos
Aniversário: 12 de Abril
Horóscopo: Áries
Tipo sanguíneo: B
Altura: 1,81 m
Personalidade: Amigável, despreocupado, relaxado

Quando a heroína acorda, ela está caída em uma rua desconhecida. Ela vê o Toma ao seu lado, enquanto ele murmura “Eu vou te proteger”. Toma tem tomado conta constantemente da heroína, de longe, como se fosse um irmão mais velho. Seu desejo de protegê-la e seu amor por ela são extremamente fortes, a ponto de seu estado mental se tornar instável algumas vezes..

UKYO
Misterioso Enigmático <Coringa>
Seiyuu: Miyata Kouki

Eu não lembro quantas vezes nos encontramos ou quantas vezes nos separamos, mas ainda… Mesmo agora… Eu ainda te amo.”

Idade: 24 anos
Aniversário: 03 de Março
Horóscopo: Peixes
Tipo sanguíneo: O
Altura: 1,85 m
Personalidade: Cauteloso, excêntrico, gentil, solitário

Um estranho jovem que aparece inesperadamente em qualquer lugar. Ele dá avisos misteriosos à heroína e depois desaparece. Não é claro se ele deseja protegê-la ou machucá-la.

ORION
Seiyuu:
 Igarashi Hiromi

“De agora em diante, nós dois vamos nos ajudar para conseguirmos suas memórias de volta.

Um espírito que veio de um mundo completamente diferente. Se fosse contar a idade humana, poderia se dizer que ele tem aproximadamente 10 anos, levando em conta sua aparência.
Enquanto ele fazia um dever no mundo dos humanos, acabou colidindo com a entidade da heroína. Devido a esse obstáculo, ele está preso dentro do coração da heroína.
Como os dois têm o mesmo objetivo, recuperar as memórias dela, Orion a ajuda durante a história.

SAWA
Seiyuu: Moriya Satomi
Uma jovem simples e animada.
Aparentemente, ela é uma grande amiga da heroína e é bem amigável.
Ela se empolga e conversa demais, mas é uma pessoa em que se pode confiar.

MINE
Seiyuu: Akutsu Kana

A kouhai da heroína no trabalho de meio período.
Ela está ciente de sua própria fofura, então usa isso para flertar com os homens bonitos que encontra.
Entretanto, quando ela não tenta esconder essa sua personalidade, Mine é, de certa forma, honesta e também há pontos não detestáveis.

RIKA
Seiyuu: Yoshida Seiko

Uma misteriosa mulher que usa roupas estrangeiras da era passada.
Aparentemente, ela adora o Ikki.

WAKA
Seiyuu: Takahashi Hidenori

Gerente da loja em que a heroína trabalha.
Ele é um gerente com uma política firme e respeitoso, mas por aparentar ser propenso a se focar demais em seus próprios ideais, ele faz coisas que parecem ignorar o senso comum.

SISTEMA DE ROTAS E GAMEPLAY (AMNESIA: MEMORIES)

Desde o início do jogo é possível jogar quatro das cinco rotas disponíveis, o Ukyo ficando por último. Como cada rota se passa em um mundo diferente, as histórias são independentes e os personagens podem ter papéis diferentes. Por exemplo, o Shin pode ser amigo de infância da heroína em um mundo, mas no outro ser apenas um conhecido dela. Entretanto, a personalidade de cada um continuará a mesma.

Cada rota contém um good ending, um normal ending e bad endings. Os finais dependem dos parâmetros de acordo com a história. Todos os garotos possuem três parâmetros (com exceção do Toma, que possui uma a mais, a “Dúvida”): Afeição, Confiança e Suspeição. Os níveis dos parâmetros são decididos pelas escolhas durante o jogo.

  • Afeição é o quanto de afeto existe entre a heroína e seu namorado;
  • Confiança é quão forte essa relação é entre os dois;
  • Suspeição é quanto ele suspeita da heroína ter perdido suas memórias.
  • Dúvida, o parâmetro extra do Toma, é o quanto a heroína duvida de seu namorado.

rotas_amnesia_gameplay01

Após você completar o final bom de todos os rapazes, a rota do Ukyo é liberada.

Cenários extras são abertos depois de uma rota ser finalizada, em que se pode acessar uma mini história adicional dentro da rota, mostrando um pouco mais do ponto de vista do respectivo interesse amoroso.

Ao se completar todas as rotas, mini histórias que se passam antes da heroína ter perdido as memórias são abertas.

Algumas CGs na galeria têm ícones de uma rosa. Essas CGs contêm frases extras, dubladas, que aparecerão ao tocar-se na tela. Locais diferentes da CG abrem frases diferentes.

mini-games em que se pode competir contra cada um dos 5 principais. Uma CG é liberada após você vencer três dos cinco garotos em cada um dos mini-games.

rotas_amnesia_gameplay03

Sobre a ordem certa de se jogar as rotas, existe uma convenção, mas ela não é obrigatória, tendo em vista que cada rota independe da outra. Porém, se você deseja aumentar a surpresa ao longo da jogatina, siga esta recomendação, principalmente deixando o Toma para ser jogado depois do Shin.

Shin > Ikki > Toma > Kent > Ukyo

FANDISKS E OUTROS JOGOS DA FRANQUIA

image-8

A versão de Amnesia remasterizada para o Vita ganhou o título de Amnesia V Edition, contendo alguns diferenciais, como: pequenas histórias extras, mini games e um novo sistema de falas adicionais em algumas CGs, ao clicar-se nelas. No dia 25 de agosto de 2015, o V Edition foi lançado no Ocidente, em inglês (apenas em formato digital) para PC (Steam), PS Vita e celular, intitulado Amnesia: Memories. Em setembro de 2022 essa versão ganhou port para o Nintendo Switch, preservando todo o conteúdo extra da versão Vita, sem conteúdos adicionais.

amnesia_later_crowd_capa

A franquia de Amnesia conta com dois fandisks: Amnesia Later e Amnesia Crowd. Ambos foram lançados originalmente para PSP, mas ganharam versões para celular e depois foram unidos em um só jogo, Amnesia Later x Crowd, lançado para o Vita em 2014 no Japão e recebendo port para Nintendo Switch no Ocidente em 2022.

Nestes fandisks há uma quantidade imensa de diferentes cenas de história, assim como novos mini-games. A heroína irá aprofundar mais ainda sua relação com os personagens principais.

  • Amnesia: Later – Começa com um NEW WORLD, uma história paralela baseada na história principal de Amnesia, na qual a heroína recupera suas memórias perdidas enquanto participa da “caça de vaga-lumes”. Existe também os AFTER STORY, que são rotas que continuam os finais felizes de cada rapaz do jogo principal, nas quais a heroína vai desenvolver uma relação mais forte com o seu interesse amoroso.
  • Amnesia: Crowd – Aproveite mais novas cenas de história, como o thrilling de suspense “E se?”, onde você precisa interagir com as coisas ao seu redor para escapar do perigo em cada rota. Além disso, jogue uma variedade de mini-games de café em WORKING ou jogos de carta em TRUMP, conquistando Orion Points para desbloquear eventos.

Amnesia World, lançado em maio de 2014 no Japão e que também já recebeu port para Nintendo Switch por lá, já não é contado como fandisk, apenas como um jogo extra da série. Ele brinca com a ideia de mundos paralelos, contendo mundos com temas diversos, como escolar, musical e de detetives. Até o momento a Idea Factory International, responsável por localizar a franquia de Amnesia no Ocidente, não anunciou a vinda deste jogo para nossas terras.

ONDE COMPRAR

Atualmente, a versão digital da Steam para o jogo principal é a opção mais em conta. Mas se você quer a versão digital para Nintendo Switch, é possível comprar na eShop brasileira. Se você quer a versão física, o port para Nintendo Switch é a principal opção, que pode ser encontrado em sites como Amazon e Playasia.

Se você está atrás de Amnesia: Later x Crowd, a versão física de Nintendo Switch também pode ser adquirida na Amazon ou Playasia. A versão digital, mais em conta, também para Switch, pode ser comprada na eShop brasileira.

COMENTÁRIOS

amnesia_comentarios

Amnesia é um otome game que utiliza bem a ideia de mundos paralelos. O jogo aproveita essa estrutura que as Visual Novels oferecem (graças à possibilidade de escolhas e finais diferentes) e cada rota é bem diferente uma da outra. Algumas são mais focadas no mistério e suspense, enquanto outras são mais românticas. Na última rota, todas as dúvidas são respondidas. Todos os detalhes têm um porquê.

O traço de Hanamura Mai é muito bonito, apesar das personagens vestirem roupas um tanto “excêntricas” (Unlimited Belt Works do Kent…).  Não há uma ordem de rotas a se fazer recomendada, já que a rota que revela tudo só é aberta depois de completar todas as outras. A escritora desse post aqui é uma grande fã da série que está tentando ao máximo possível não soar muito biased (cof cof  (*ノ∀`*)) mas é uma franquia recomendada para qualquer um que quer experimentar bem essa ideia de mundos paralelos, com rotas bem diferentes umas das outras!

Fontes: Site oficial em inglês, Vndb, IFI

11 comentários sobre “Amnesia – História, personagens e franquia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s