Bakumatsu Renka Shinsengumi – História, personagens e sistema de gameplay

Um otome game onde a protagonista entra para o famoso Shinsengumi (se não conhece eles de cabeça, lembre de Hakuouki!) e luta ao lado deles…?! Sim, isso mesmo! Um clássico da década dos anos 2000, lançado para PS2 e DS, volta dessa vez para PC e Switch, com tradução para inglês! Se você queria um jogo com história mais pé no chão e com uma pegada histórica-japonesa, Bakumatsu Renka Shinsengumi é pra você. Conheça mais aqui!

Bakumatsu Renka Shinsengumi é um otome game clássico histórico desenvolvido pela Vridge, publicado pela D3Publisher, lançado originalmente no Japão em 2004 para PS2 e, ganhando uma versão nova aprimorada para DS em 2008. Em junho de 2021, ele recebeu um remaster e foi lançado para Switch e PC, tanto em japonês quanto em inglês (traduzido pela primeira vez agora).

A história é escrita e dirigida por Tateyama Midori (Bunmei Kaika Aoiza Ibunroku, Hiiro no Kakera – Shin Tamayorihime Denshou e participou de uma pequena parte da história de Hakuouki), a arte é por Toko e a composição é por Asano Hajime (Custom drive).

TRAILER

HISTÓRIA

Uma jovem garota, criada para ser herdeira do dojo de sua família…
… vê seu próprio pai abandonar esse dojo e sua família para buscar seus sonhos “heroicos” de usar uma espada. A jovem não tem outra escolha se não fechar o dojo, devido a sua falência monetária…
… e se muda para o Quartel do Clã Aizu em Edo, local que sua mãe havia servido, arranjando para sua filha um trabalho para Teruhime, irmã mais velha adotada do daimyo (lorde) de Aizu, Matsudaira Katamori. Tomando então o serviço de sua mãe que acabara de se casar novamente…


A jovem começa a sonhar com as histórias de heroísmo que seu pai havia passado em sua infância, herdando o sonho de viver em prol de sua espada, por si mesma. Notando o dilema da jovem, Teruhime reconhece o potencial dela e de um grupo de samurais, cujo dever era proteger Kyoto, que Katamori havia lhe falado sobre. A solução que ela chegou para o dilema foi esse grupo, o “Mibu Roshigumi”.

Já que eles estavam sob supervisão do clã de Aizu, Teruhime pediu ao seu cunhado, Katamori, que a jovem garota ingressasse o grupo. E então, é assim que ela parte para a capital, Kyoto, ultrapassando as barreiras de gênero, para poder lutar com sua espada, junto ao grupo. O Mibu Roushigumi…


É um grupo composto de diversos valentes samurais e, mais tarde, esse grupo seria conhecido como… “Shinsengumi”.

Um belo e efêmero amor floresce nessa era de revolta.

Esse é um jogo de romance para mulheres onde você se torna a primeira soldada mulher do Shinsengumi, luta ao lado deles e se apaixona. Experiencie batalhas históricas junto com personagens baseados em figuras históricas como Kondo, Hijikata e Okita.

PERSONAGENS PRINCIPAIS

Sakuraba Suzuka

“Afinal, eu decidi seguir minha vida por meio do caminho da espada!”

Nasceu na parte rural de Aizu e é a filha herdeira de um dojo. Seu pai ensinou a usar uma espada e sua habilidade foi aprimorada desde criança, mas, em um certo dia, seu pai saiu de casa, deixando uma carta. Sem muita escolha, Suzuka fechou o dojo e sucedeu o trabalho de sua mãe, servindo Teruhime, a irmã mais velha do daimyo de Aizu, Matsudaira Katamori. Entretanto, Teruhime, ao notar que Suzuka ainda não abandonou seu sonho guardado em seu coração de seguir o caminho da espada, acaba posicionando ela no grupo dos Mibu Roshigumi.

Kondou Isami
Seiyuu:
Morita Masakazu

“Nós somos o Shinsengumi! Não somos nós que ajudamos a cidade de Kyo e o Tenshi-sama!?”

Uma pessoa ostentadora e que se importa muito com aparência. Tem um fraco por conseguir conquistar alguma espécie de título, mesmo não tendo nada originalmente e gosta muito de cidades, espadas e roupas famosas. Ele se abre com qualquer pessoa, mas por “gostar demais de mulheres”, tem fama de ser um homem “superficial”. À primeira vista, parece ser só um homem leve, mas seu interior é composto por sentimentos fortes. Se emociona a ponto de chorar facilmente, então acaba sendo uma pessoa difícil de não gostar. Preza, mais que tudo, “honra”, então possui um forte senso de responsabilidade que acaba fazendo com que ele sempre recompense algum favor que recebeu, não importe o que custar.

Hijikata Toshizou
Seiyuu:
Okiayu Ryoutarou

“Existe ainda um pico que estamos almejando no nosso caminho, ainda não alcançado. Ao menos, eu acredito nisso.”

Um homem calculista, que gosta de ter certeza de todos os detalhes sempre. Não gosta de decorações desnecessárias e sempre julga se as coisas tem alguma utilidade ou não. Entretanto, se for pelo bem de Kondou, o homem que acabou encantando seu coração, ele fará qualquer coisa, independente do esforço. Com uma personalidade metódica e séria, ele é o tipo de pessoa esforçada e entusiasmada com seu trabalho, mas ele não mostra esse seu lado para os outros. Se for descrevê-lo de uma maneira positiva, diria-se que ele é uma pessoa em constante alerta, mas se for para descrevê-lo negativamente, diria-se que ele é uma pessoa desconfiada. Entretanto, uma vez que ele encontra alguém que possa depositar sua confiança, ele se abre para essa pessoa totalmente.

Okita Souji
Seiyuu:
Ishida Akira

“Vamos brincar mais um pouquinho, vai. Isso não foi o suficiente ainda pra matar meu tédio.”

Um bom jovem de personalidade gentil, independente da pessoa com quem está conversando, cujo sorriso nunca é retirado de seu rosto. Entretanto, por baixo desse sorriso, há uma crueldade ingênua e infantil de alguém que ainda não amadureceu. Ele considera lutas com espadas reais uma brincadeira onde se “vence ou perde”, igual a quando brinca de pega-pega com as crianças da vizinhança. Até mesmo seu trabalho como Shinsengumi é encarado apenas como uma oportunidade para usar sua espada e não demonstra interesse algum por serviços que não possuem algum tipo de perigo.

Yamanami Keisuke
Seiyuu:
Konishi Katsuyuki

“Gostaria que refletissem bastante se vocês movem suas espadas sem motivo algum, sem pensar no porquê de fazerem isso.”

Um homem racional e gentil com todas as pessoas, sempre cuidando dos outros e muito querido. Não se irrita com coisas que são feitas sem pensar muito, mas se for algo derivado de uma injustiça, ele fica tão nervoso que é difícil de perdoar. Ele é forte se considerar suas habilidades com a espada, mas também é muito estudioso. Dentro do Shinsengumi, ele é conhecido como uma pessoa habilidosa tanto na literatura quanto nas artes marciais. Seu hobby é fazer invenções e, às vezes, se tranca em seu quarto, tentando criar invenções bizarras e inéditas.

Nagakura Shinpachi
Seiyuu:
Morikubo Showtarou

“Então, como prêmio pelo trabalho de manhã, quero receber uma comida bem gostosa.”

Age como um irmão mais velho de todos, é uma pessoa amigável em que podem confiar. Ele tem um espírito forte como alguém nascido em Edo, não se importa com detalhes e faz tudo de uma maneira meio bruta. Não possui apego algum a dinheiro e, sempre que consegue um pouco, acaba usando na hora e, por isso, sempre acaba tendo problemas porque não tem dinheiro nos momentos em que realmente precisa. Odeia coisas inconsistentes, então para tudo, ele confia firmemente que para se resolver algo, precisa-se, primeiro, seguir uma ordem lógica. É um homem que, não importa quem seja seu oponente, tem uma coragem indestrutível que não se deixa ser perturbado por coisas pequenas.

Saitou Hajime
Seiyuu:
Miki Shinichiro

“Temos que continuar lutando para conseguir uma prova de que ainda estamos vivos também. Mesmo que seja de uma maneira grosseira ou atrapalhada…”

O típico lobo solitário que gosta de ficar sozinho. Os soldados que não o conhecem tão bem quanto os líderes do Shinsengumi acabam achando que ele odeia pessoas. Não gosta particularmente de ficar praticando sua espada, mas sua habilidade com a mesma é uma das melhores no grupo. Apesar de emitir uma aura inaproximável, quando acaba se aproximando de alguém, é possível ver que ele é, na verdade, uma pessoa de boas intenções e simples. Devido ao fato de não demonstrar muitas emoções, suas ações e movimentos são difíceis de prever e entender. Gosta muito de beber e não se dá bem com comidas doces.

Harada Sanosuke
Seiyuu:
Nakai Kazuya

“Não tem pessoa que conseguiria ficar calado depois de ser provocado desse jeito não!”

Basicamente, é uma pessoa temperamental e de pavio curto. É um homem brusco, sempre se movendo de acordo com seus instintos animais, sem pensar direito antes de fazer algo. Apesar de poder ser visto só como uma pessoa selvagem, seu coração é gentil e tem um grande carinho por seus amigos. Por ter passado por vários clãs diferentes, ele, surpreendentemente, é bem inteligente e tem bastante conhecimento. Quando fica bêbado, seu lado selvagem acaba sendo suprimido e sua inteligência acaba aparecendo, mostrando que ele consegue desenvolver teorias lógicas e racionais que não perdem nem para as do Yamanami, deixando as pessoas em sua volta incrédulas e boquiabertas.

Toudou Heisuke
Seiyuu:
Matsuno Taiki

“Quem é o próximo? Pode vir que eu não vou dar trégua não!”

Devido ao fato de ter nascido em uma família antiga e prestigiosa, ele é, fundamentalmente, um garoto “riquinho” que não conhece o mundo. Tem uma personalidade animada e sempre se mete em coisas que parecem ser divertidas ou quepegam seu interesse. É esperto e inteligente, e se, por um lado, apesar de sua habilidade com a espada ser de primeiro nível, por outro, acaba sendo teimoso com coisas pequenas e inúteis. Devido a isso, acaba falando algumas coisas egoístas e infantis, que sempre terminam com ele recebendo um soco do Nagakura, que age como seu irmão mais velho. Possui um coração puro e tenta seguir os seus ideais que criou dentro de si.

Yamazaki Susumu
Seiyuu:
Minagawa Junko

“Eu sou um homem, okay? H-O-M-E-M.”

Apesar das roupas glamorosas femininas, ele é, na verdade, um homem. Gosta de falar de uma maneira jovial e, se os pontos de vista na conversa são iguais, é uma pessoa divertida de estar junto. Porém, se estão em lados opostos na conversa, acaba só sendo uma pessoa irritante. Temperamental, demonstra claramente suas emoções, sendo bem expressivo. De certo modo, tem um pavio mais curto que o de Harada. Quando explode, é impossível de saber o que ele pode acabar fazendo. Seu trabalho é agir como inspetor e possui uma grande quantia de informações e conversas detalhadas sobre a situação do mundo. Ao invés de espadas, sua especialização é mais em armas que são facilmente escondidas e utiliza muito um corvo que domesticou para passar informações e mensagens, além de usá-lo como guia para os soldados.

Saitani Umetarou
Seiyuu: Sakurai Takahiro

“Um Japão onde todos os cidadãos podem rir e se divertir livremente… Você não quer fazer isso se tornar realidade comigo?”

Amigável e uma pessoa sem timidez alguma, consegue se dar bem com qualquer um rapidamente. Possui grande confiança em si mesmo, adora aparecer, mas não tem sarcasmo algum em suas palavras e diálogos. Tem um modo de pensar racional e se sentir um charme em alguma informação ou observação nova, é flexível o bastante para jogar fora algo tradicional em troca desse algo novo, sem hesitar. Em más palavras, é uma pessoa que muda muito rápido e, mesmo que possua algo que se interesse, se sentir que essa mesma coisa não for mais utilizável, ele perde o interesse nela na hora.

INTERFACE E GAMEPLAY

A interface do jogo usa uma paleta de cores alaranjada. Em alguns momentos, utiliza ornamentações japonesas (como flores de cerejeira e criaturas do folclore) e animações meio teatrais para início de cada capítulo.

Não há nenhum minigame no jogo.

SISTEMA DE ROTAS

No total, há 10 rotas, com tamanhos variados. Cada rota tem apenas um final e a maior “dificuldade” do jogo é conseguir todas as cenas extras possíveis, incluindo as com personagens secundários. Cada capítulo do jogo se divide em duas partes: a de eventos com personagens e a parte principal da história.

Amostra da tela na parte de eventos, onde você escolhe um personagem para conversar

Na parte de eventos, você pode escolher com qual personagem conversar e pode acabar acionando um evento com ele.

Para saber se sua resposta com o personagem com rota foi favorável ou não, o jogo emite um som para te guiar com isso. Caso não emita nenhum som, sua resposta foi só neutra.

ONDE COMPRAR

Para Nintendo Switch, a versão digital está disponível para compra na eShop, sendo possível comprar na eShop americana e na mexicana (acredito que seriam as melhores para gente, pelo preço). Versão física só japonesa.

Para Steam, é só acessar a página do jogo clicando aqui. Porém, já aviso de antemão que não recomendo muito a versão de PC, mesmo que seja mais barata… Recomendo esperar uma promoção na eShop. A razão é que o jogo é muito mal otimizado e ele acaba sendo extremamente lento, mesmo em PCs bons. Eu gravei um pouco de exemplo:

Se você não se importar com essa lentidão, vai em frente!

COMENTÁRIOS

Essa arte antiga de comemoração é tão adorável! Coraçãozinho do Okita ;_;

Como grande fã de história japonesa e dos Shinsengumi, quando esse jogo saiu, meus olhos ficaram completamente grudados nele. Infelizmente, eu não tive dinheiro na época para comprar no lançamento e tive que esperar promoção… Mas eu estou amando o jogo! Apesar da minha decepção com a versão de PC, acabei indo para a de Switch (não consegui refund, ao menos usei o cupom lá de paypal então não perdi dinheiro snif ): ) e paguei cerca de 100 reais na promoção. Dei a parceladinha marota no cartão da eShop que comprei né, mas olha, não me arrependo!

Quando eu fizer a resenha, obviamente, poderei dar mais detalhes, mas posso dizer que, como falei no início do post, esse jogo é bem mais pé no chão, então não espere elementos sobrenaturais como houveram no caso de Hakuouki.

Por sinal, a caracterização dos personagens é bem mais “fiel” aos primórdios da romantização dos Shinsegumi, como por exemplo, o Okita de Bakumatsu Renka Shinsengumi é bem mais próximo ao Okita de “Moe yo Ken!”, o livro precursor da fama do Shinsengumi na mídia. Claro que, isso não significa necessariamente que as pessoas reais eram assim, afinal, ainda é uma romantização, mesmo sendo baseada em fatos reais!

Outro ponto interessante é o fato da protagonista lutar e fazer parte do grupo! Em certos aspectos, esse jogo me lembrou bastante o meu shoujo/josei favorito, Kaze Hikaru!

Ah, e não se deixem enganar pela arte promocional no Steam… A arte de dentro do jogo é que nem nas screenshots que mandei aqui. Infelizmente, não fizeram um remake da arte. O que é uma pena, porque a arte promocional nova é tão, tão bonitinha… Dá pra ver que é o mesmo traço, a artista só evoluiu bastante. (´;ω;`) Bem, também né, o jogo original saiu em 2004!

Sacanagem D3Publisher, por que não nos trouxe as CGs e sprites com o traço atual da artista? ;;

Trivia: Achei engraçado que o Morikubo Showtaro fazia o Nagakura aqui e mais tarde foi dublar o Okita em Hakuouki!

Fontes: Site oficial japonês, Site oficial inglês

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s