Joseimuke mobile Ensemble Stars!! chega em inglês em 2022

Famoso desde o seu lançamento original em 2015, game já está com pré-registro disponível no site oficial em inglês.

Enfim, mais um joseimuke famoso que recebe localização em inglês. Para a alegria das amantes de bishounens idols, Ensemble Stars!! Music estará disponível em 2022, ainda sem data definida, nas plataformas mobile iOS e Android.

Acontece que, assim como o Disney Twisted-Wonderland, aparentemente o jogo não será lançado mundialmente, ficando disponível apenas para as jogadoras dos Estados Unidos, Inglaterra, Canadá e Austrália. O pré-registro está disponível no site oficial, basta apenas registrar seu e-mail no cadastro.

Nico relatou que conseguiu cadastrar o email dela no site oficial, mesmo que não seja lançado mundialmente, diferente do site do joseimuke da Disney [Nota da Nico: O de Twisted-Wonderland não dava porque o pré-registro era diretamente pela Playstore/Appstore]. Será um sinal de que no futuro podemos ver Enstars!! nas PlayStore e AppStore dos nossos celulares? Só o tempo dirá, kkkk.

PV de animação em comemoração aos 5 anos da série

Ainda não foi revelada uma data final para o lançamento do jogo, mas o Twitter de Enstars!! já está a todo vapor, trazendo informações principalmente a respeito do elenco principal gigante que compõe a história.

Ensemble Stars, ou para os íntimos, Enstars, é desenvolvido pelo Cascalia Studio e publicado pela Happy Elements. Ele é composto por dois jogos; o primeiro, Ensemble Stars! (Basic), lançado em 2015 no Japão, propondo-se como um jogo de “treinar seus idols”, onde você treinava as cartas e fazia “lives”, uma espécie de batalha, onde o resultado dependia de valores de atributos; e o segundo, Ensemble Stars!! (Music), lançado em 2020 no Japão, contando com a adição de elementos de jogos de ritmo. O jogo que ganhará localização em inglês será o segundo.

Os dois jogos mobile possuem diferentes estilos de gameplay, mas compartilham da mesma história, personagens e cards. Em Enstars! Basic, o primeiro arco da história de Ensemble Stars começa com a jogadora sendo apresentada a uma escola formadora de idols masculinos, a Yumenosaki Private Academy. Nela, você acompanha a história na visão da protagonista, Anzu, (nova aluna que entrou no curso experimental de “produtor de idols”). Quatro garotos que formam o grupo musical (Unit) chamado Trickstar planejam destruir a elitização e sistema hierárquico de idols dentro da escola Yumenosaki, onde, para se tornar alguém notável e manter sua Unit viva e ativa, é preciso vencer “batalhas” por meio de shows. Quem atrair mais a atenção da plateia, ganha. Tanto o primeiro quanto o segundo arco de Ensemble Stars (que será comentado no próximo parágrafo) estão presentes no Basic.

Em Enstars!! Music, há apenas o segundo arco da história, em que, dessa vez, não se foca no ambiente escolar de idols, mas sim no profissional. Neste jogo você é apresentada à uma companhia de entretenimento, criada para revolucionar a indústria idol, chamada Ensemble Square, sob a qual os meninos são agenciados, formando grupos musicais chamados de Units. As Units são agrupadas por agências, que, ao total, são 4: Starmaker Production, Cosmic Production, Rhythm Link e New Dimension.

As agências e suas respectivas Units

Como você pode notar, o elenco é gigantesco. Para ser mais precisa, atualmente são 51 personagens principais, sem contar com os secundários. O cast conta com vozes consagradas de diversos seiyuus, como Kaji Yuki, Midorikawa Hikaru e Kakihara Tetsuya.

Ensemble Stars também é um jogo gigantesco, com muitas histórias, eventos e subeventos. Com o tanto de bagagem e personagens, pelo menos um vai te fisgar. A série possui vários escritores, mas Akira é o principal, que determina as linhas de enredo, personagens e arcos de personagens.

Encontre o Wally

Por se tratar de um jogo com muitas peculiaridades, capítulos e eventos, não vamos nos ater em explicar profundamente como se desenvolve a mecânica de gameplay e muito menos a história (sério, apenas o enredo renderia um post sozinho). Mas saiba que ele contém diálogos, cards e CGs para serem liberados, músicas, elementos de jogos de ritmo, e poucos hints de romance. Vale ressaltar que no máximo você verá um nível de interesse do personagem pela sua protagonista, mas este não é o foco do jogo, pois não se trata de um otome game, e sim, um joseimuke! Há quem diga que também existe diálogos e elementos BL, para a alegria das fujoshis, cof. Porém, de novo, não é o foco do jogo! Considere esses hints de romance com a Anzu e BL entre os garotos mais como uma espécie de fanservice.

Abaixo você tem uma ideia da parte rítmica do jogo:

Para quem quer saber maiores detalhes do universo de Enstars, recomendamos que visite a Wiki em inglês do jogo ou o subreddit r/ensemblestars. A Wiki tem uma página reservada para explicar a história e ordem cronológica da série.

Ensemble Stars é tão famoso que possui produções em outras mídias, como anime, light novel e mangás. Aliás, um bom começo para a entender a série é assistir o anime, que já vai dar uma boa introduzida ao universo do jogo. [Nota da Phii: Se você souber japonês, recomendo mil vezes mais a light novel. O anime é corrido demais e estragou o clima, a emoção de várias cenas, cof.]

É muito conteúdo pra dar conta de cobrir, socorro!

Se você quer muito jogar Enstars!! em inglês mas não mora nos citados países no início do post, talvez uma alternativa será o uso de VPN no celular ou instalar manualmente o aplicativo do jogo no dispositivo, esta segunda opção sendo mais fácil para usuários de Android.

Animadas com o anúncio?! Apesar de não ser um lançamento ocidental global, é possível que no futuro isso aconteça, tendo em vista que finalmente as publicadoras estão vendo o grande potencial que otome games e joseimukes possuem de popularidade entre o público feminino ocidental. Que VENHA AÍ!

Fontes: Site oficial em inglês, Site Oficial em Japonês, Twitter oficial em inglês, Wiki do jogo, r/ensemblestars, CGMagazine, Wikipédia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s