BUSTAFELLOWS – História, personagens e sistema de gameplay

Neste otome game você faz decisões emocionantes, divertidas e sérias durante toda a história. Controle a heroína Teuta e entre nesta envolvente história sobre amor e assassinato. Use o seu caderno de anotações e resolva enigmas cruciais enquanto embarca em um mistério eletrizante! Conheça BUSTAFELLOWS!

O game desenvolvido pela eXtend, originalmente lançado em 2019 para Nintendo Switch, Android, e iOS, ganhou localização para o Ocidente através da PQube, com lançamento marcado para 2021, nas plataformas Nintendo Switch e Steam. O roteiro e produção é por conta de minetaka, e o character designer e artista é da Sumeragi Kohaku.

TRAILER

HISTÓRIA

Chegue em New Sieg, uma linda cidade fictícia dos EUA. Ponha-se no lugar de uma jovem jornalista forte, inteligente e talentosa, que possui uma habilidade especial de viajar para o passado em um curto período de tempo no corpo de outras pessoas. Teuta utiliza esse poder para coletar informações e ajudar pessoas. Após testemunhar o assassinato de um advogado desonesto, ela volta para o passado para tentar salvá-lo. Assim, a história começa, com nossa protagonista no corpo de outra pessoa com o objetivo de alertar o advogado, chamado Limbo. Depende de você descobrir como salvá-lo!

PERSONAGENS PRINCIPAIS

TEUTA (protagonista)
Jornalista

Seiyuu: Kondou Yui

Idade: 21 anos
Aniversário: 21 de dezembro
Altura: 1,65 cm
Tipo sanguíneo: AB
Personalidade: Alegre, proativa

Uma jornalista freelancer trabalhando em New Sieg. Quando criança ela testemunhou o assassinato de seu irmão, e então decidiu entrar na vida do jornalismo investigativo para manter a ordem e a justiça. Ela possui uma habilidade misteriosa que a permite viajar para o passado em um curto período de tempo no corpo de outras pessoas, e utiliza disto para ajudar os entes ao seu redor. Ela é uma mulher brilhante e alegre, com uma personalidade positiva. Apesar de ser repórter, Teuta não é habilidosa na hora de tirar fotos.

LIMBO
O advogado desonesto
Seiyuu:
KENN

Idade: 27 anos
Aniversário: 24 de julho
Altura: 1,80 cm
Tipo sanguíneo: O
Personalidade: Alegre, confiante, amigável

Um advogado de 27 anos, Limbo é conhecido por trazer justiça até mesmo aos criminosos mais complicados no tribunal. Apesar do rótulo de advogado desonesto, ele é extremamente habilidoso e popular na cidade, sendo visto como um herói do povo. Ele joga de acordo com as próprias regras, entregando justiça àqueles que precisam ser dominados. Nascido em uma família bastante rica, Limbo é gentil de coração.

SHU
O assassino vigilante

Seiyuu: Hosoya Yoshimasa

Idade: 28 anos
Aniversário: 26 de junho
Altura: 1,85 cm
Tipo sanguíneo: B
Personalidade: Ore-sama, cauteloso, pragmático

Aos 28 anos, Shu é um fumante assíduo que ganha a vida como matador de aluguel, eliminando outros assassinos. Ele é um artista marcial de primeira classe e especializado em tiros de longa distância (sniper). Sendo o melhor atirador da cidade, ele não possui outros objetivos de vida além do de executar as pessoas de uma lista deixada por seus pais adotivos e mentor.

HELVETICA
O especialista em mudar a própria aparência

Seiyuu: Yoshino Hiroyuki

Idade: 26 anos
Aniversário: 30 de outubro
Altura: 1,76 cm
Tipo sanguíneo: A
Personalidade: Rude, mulherengo, confiante

Cirurgião plástico de 26 anos, Helvetica é popular em New Sieg. Ele aprecia a beleza até em pequenas coisas, e constantemente avalia as mulheres baseando-se nas aparências delas. Altamente confiante de suas próprias habilidades, ele acredita que as pessoas podem “renascer” a partir da mudança de seus atributos físicos naturais.

MOZU
O especialista em autópsia

Seiyuu: Fukuyama Jun

Idade: 25 anos
Aniversário: 31 de janeiro
Altura: 1,74 cm
Tipo sanguíneo: AB
Personalidade: Reservado, silencioso, kuudere

Com apenas 25 anos, Mozu é chefe do departamento de autópsia da polícia. Muitas vezes confundido como alguém apático e indiferente em relação aos outros, sua maneira de pensar geralmente é como a do ponto de vista de um médico, o que às vezes gera situações inesperadas divertidas. Mozu fala com cadáveres e dizem boatos que ele disseca animais por hobby. Ele gosta de andar de bicicleta.

SCARECROW
Um autodeclarado chefão “underground

Seiyuu: Shirai Yuusuke

Idade: 22 anos
Aniversário: 1 de abril
Altura: 1,78 cm
Tipo sanguíneo: O
Personalidade: Alegre, imaturo

Um cyber-geek de 22 anos e hacker famoso na internet por atividades envolvidas com invasões de sistemas, lavagem de dinheiro e roubo. Graças às suas habilidades e conexões, ele mesmo se denomina como um chefão do mundo underground.

INTERFACE E GAMEPLAY

A interface do jogo faz alusão àquelas interfaces de sistemas de investigação policiais que comumente são vistas em filmes e séries. Os menus e submenus são organizados como pastas no computador, sendo possível ver o caminho que o jogador fez até chegar em determinada opção.

Interface e sons de interação lembram um sistema policial

Ao iniciar o game, é possível mudar o nome da protagonista. Porém, se você manter o nome original “Teuta”, ele será pronunciado nas vezes em que ele aparecer em diálogos da história. Também é possível selecionar e reviver capítulos à medida que o jogador os liberar. Alguns só são liberados sob certas condições.

É possível selecionar os capítulos para jogar posteriormente

Durante a história, quando o ponto de vista da Teuta muda para outro personagem, a cor da janela de diálogo muda. Algumas escolhas possuem limite de tempo para serem selecionadas, podendo o jogador também “não escolher” nenhuma das opções. Há animações de bocas enquanto os personagens estão falando.

Quando o ponto de vista muda de um personagem para outro, a cor da janela de diálogo também muda. Algumas escolhas possuem tempo para serem feitas

O jogo possui uma espécie de glossário, denominado ARCHIVE, que são as informações coletadas durante o decorrer da história. O conteúdo desses arquivos são escritos sob o ponto de vista da Teuta. Em MEMORABILIA, tem-se acesso às conquistas alcançadas do jogo. Algumas são liberadas à medida que o enredo seja explorado, outras, sob condições especiais.

Telas dos arquivos coletados e conquistas feitas durante o jogo

O jogo possui opções básicas de um otome game, como quick load/save, avanço rápido, acesso à galeria e música, volume das vozes, etc.

Opções padrões estão presentes no jogo

SISTEMA DE ROTAS

Bustafellows possui uma rota comum inicial composta por 4 episódios. É a partir dela que você terá acesso à rota de um garoto, que será definido a partir das escolhas feitas nesta rota inicial. É possível ter sinais em qual rota você cairá a partir de uma cor que aparece quando uma escolha é selecionada. Cada personagem possui sua cor específica:

  • Limbo = Cor preta
  • Shu = Cor azul
  • Helvetica = Cor rosa
  • Mozu = Cor amarela
  • Scarecrow = Cor verde

Cada rota de um garoto é dividida em 2 episódios, Side: A e Side: B. O Side: A é a rota principal, que contém boa parte da história e as escolhas a fazer. O Side: B é uma espécie de epílogo, liberada a depender do progresso no Side: A. Nela não existem escolhas a fazer e é onde está o final verdadeiro. Além do final (ou finais) ruim, alguns garotos possuem um final feliz extra no Side: A.

Fora as rotas individuais dos garotos, o jogo ainda possui 2 episódios extras, chamados de “A Verdade”. Não há escolhas a fazer neles.

  • VERDADE 1: Liberada após o jogador completar o Side: A e Side: B de todos os personagens
  • VERDADE 2: Liberada após o jogador completar a Verdade 1

É possível jogar desde o início com qualquer garoto, e a própria desenvolvedora divulgou no blog oficial de Bustafellows que não existe uma ordem recomendada, pois cada rota possui uma história independente e não há o perigo de revelar algo importante de outras rotas.

Mesmo assim, se você quer uma recomendação de ordem, a fim de evitar um anticlímax (ou seja, se prefere ir aumentando a emoção da jogatina), recomendamos a seguinte ordem:

Garotos não favoritos > Garotos favoritos > Limbo > A verdade 

ONDE COMPRAR

Para Nintendo Switch, a versão física pode ser encontrada em lojas como Amazon, Playasia e CDJapan. A versão digital está disponível para compra na eShop, sendo possível comprar em reais.

Para Steam, é só acessar a página do jogo clicando aqui.

SEQUÊNCIA

A eXtend anunciou em dezembro de 2020 que irá produzir uma sequência do jogo, BUSTAFELLOWS Season 2, com uma história completamente nova. Segundo eles, não será um epílogo, como geralmente ocorre num fandisk, nem será uma continuação do plot do primeiro jogo. Segundo o produtor minetaka, o anúncio da segunda temporada foi feito bem no início da decisão de um novo jogo, portanto, esta season ainda deve demorar para ser lançada.

Ele conta ainda no blog de Bustafellows que, enquanto uns querem ver a continuação da história do primeiro jogo e outros querem um plot totalmente inédito, o objetivo dele é visitar de novo a cidade de New Sieg e viver mais uma vez uma aventura nela. “Eu queria ir para New Sieg novamente e procurar o seu ‘agora’, ver as mudanças ocorridas nela. Estou realmente ansioso para descobrir como os personagens, e o mundo em que vivem, mudam e continuam os mesmos, e vivenciar uma história completamente nova.”

VEM AÍ

COMENTÁRIOS

A primeira coisa a ser dita é que a protagonista possui voz, o que permite uma melhor definição da personalidade dela. Neste otome game, há um foco maior no plot, portanto, apesar do romance estar presente, a narrativa é o ponto principal. O que não é algo negativo, pelo contrário, pois já é de se esperar que um otoge tenha romance, então, que ao menos a história seja bem elaborada, não?

Em Bustafellows, a narrativa é direcionada de uma forma que parece que estamos assistindo um anime (tanto que eles estão tratando a sequência como uma segunda temporada, haha). Os personagens principais possuem personalidades bem características, e o ambiente investigativo e policial, juntamente com a direção de arte estabelecida, deixam a história bem dinâmica.

Se você curte uma protagonista proativa mergulhada em uma história policial com ação, assassinato, mistério e um potencial parceiro romântico nessa aventura, Bustafellows merece sua atenção!

Fontes: Site oficial japonês, Vndb, Soregashi, Otomeclub, Gematsu, blog oficial japonês

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s